
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2009 por seu trabalho pela paz mundial e também por seu esforço para diminuir o estoque de armas nucleares.
De acordo com o UOL, Obama, primeiro presidente americano negro, também atuou para retomar o processo de paz no Oriente Médio em janeiro deste ano, quando assumiu o cargo.
Além desses feitos, o comitê também ressaltou seu esforço extraordinário para "fortalecer a diplomacia e a cooperação entre os povos". No dia 10 de dezembro, Obama vai receber o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão) em Oslo, capital da Noruega.
O presidente francês Nicolas Sarkozy era um dos candidatos, mas nenhum dos dois figurava como favorito na disputa. As indicações para o prêmio são feitas por pessoas de todo o mundo como ganhadores de anos anteriores, membros de organizações internacionais, ministros, parlamentares e professores universitários. Apesar dos nomes serem mantidos em sigilo, alguns vazaram.
Neste ano, 205 pessoas e organizações foram indicadas, o que dificultou a escolha. Por isso, o Comitê Nobel teve que se reunir mais vezes para definir o premiado. Somente na última reunião, segunda-feira (05/10) o vencedor foi escolhido.
Fonte: AdNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajoelha e Reza...